Pages

20/08/2007

TECNOLOGIAS: O CONCEITO (2 ENCONTROS)


A ilustração ao lado foi concebida para refletir a compreensão de que as tecnologias se transformam o tempo inteiro. A busca incessante de respostas e de estratégias que supram as necessidades humanas criadas pelas circunstâncias naturais fez com que o Homem criasse as condições de sua existência e sobrevivência. Isso leva-nos a crer que a capacidade de aperfeiçoar-se, o que Rousseau (1999) chama de perfectibilidade, aliada às circunstâncias que permearam a história da humanidade se constituem em um motor para as transformações sócio-técnicas. É esse processo reflexivo e criativo, que parte das necessidades e demandas do sujeito, a gênese fundamental do fenômeno técnico e tecnológico.
Essa CONCEPÇÃO QUE PERMEIA O IMAGINÁRIO social, está intimamente relacionada às posturas dos professores diante da inserção das tecnologias na sua vida diária e na sua prática educativa.
De um modo geral, o conceito de tecnologia e do contexto tecnológico que marca o nosso tempo é entendido, pela maioria dos professores como algo distante e assustador, fora do contexto e da realidade deles, bem como de sua vida profissional, por isso faze-se necessário resgatar esse conceito, já que cada época foi marcada por criações, e tecnologias.
Olhar o entorno e perceber todos os objetos que estão ao redor são criações, modificadores sociais, culturais e históricos, essa é a nossa intenção. Desnaturalizar o olhar, e perceber o quanto as criações proporcionam modificações, para a partir de então, refletir quais as alterações as tecnologias de comunicação e informação trouxeram para a educação.

2 comentários:

Luciene Brito. disse...

Com a facilidade guiada pela professora Antonete, minha pesquisa tornou-se mais rápida e de grande conhecimento!
Por isso faço tal recomendação!
Usem todos os (detalhes sem nenhuma palavra incorreta)!

Anônimo disse...

Achei muito legal o livro de Paulo Freire: A pedagógia da autonômia no comentário da p.110. Quando ele diz que o homem só se liberta daquilo que ele é livre. Perdo-me se não for isso mesmo o que ele quis dizer, porém foi o que eu entendi.
Ogrigado por este conhecimento agora eu posso fazer minhas pesquisas com mais abrangencia.

Aluna: Cleonice Vaz.

26 de Outubro de 2007.

TRADUTOR